O que são RGB e CMYK?
top of page

O que são RGB e CMYK?

Atualizado: 11 de ago. de 2023


A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores, que fazem uso das cores Vermelho, Verde e Azul para compor imagens coloridas no computador. Já o padrão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e é utilizada para produção de materiais impressos.

Ao fazer a sua escolha de qual esquema de cores empregar em seu projeto, é importante lembrar que a proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais.


Com o padrão CMYK, há alguns detalhes importantes a serem discutidos. O padrão RGB representado nos softwares de imagens é baseado na mistura de cores no computador, enquanto o modelo CMYK usado em gráficas é baseado na mistura de tintas sobre o papel. Dessa forma, é necessário estudar com cuidado o material a ser impresso, pois nem todas as cores podem ser reproduzidas da mesma maneira quando transferidas do computador para o papel. É por isso também que há outros modelos de padrões de cores no mercado, sendo que o mais popular deles é o Pantone.

O Pantone ou spot colors, que são cores “prontas” e totalmente fiéis. A escala Pantone é um sistema de cor mundial que utiliza código para representar as cores. O sistema de cores Pantone é utilizado para impressos porém não pode ser reproduzido pelo sistema CMYK de forma fiel, mesmo que utilizado uma combinação equivalente.


Ficou com alguma dúvida?


Chama no Whats ;)


Lolly Designer

Design Descomplicado


223 visualizações0 comentário
bottom of page