A variação de cor dos materiais impressos pode sofrer alterações de tonalidade e intensidade da cor inclusive dentro de um mesmo lote ou reimpressão. Este é um fato normal dentro do processo gráfico e não caracteriza defeito de impressão.
Mas porque isso acontece?
Há vários fatores que podem influenciar nessa alteração.
No momento da impressão, quando a impressora joga os pigmentos para imprimir o material, é possível que ela jogue um pouco mais de um dos pigmentos que formam a cor: ciano, magenta, yellow e black (Escala CMYK). São variações ínfimas, mas podem alterar o resultado final da cor.
Outro fator que pode influenciar é a quantidade de tinta que o papel absorve.
Papéis mais porosos absorvem mais a tinta e produzem um resultado diferente de papéis que possuem um tratamento superficial para que a tinta não penetre.
Mesmo dentro de uma mesma categoria de papel, essa variação acontece inclusive quando mantida a mesma marca de papel, tipo e gramatura, inclusive sendo o papel do mesmo lote.
Por isso, também um arquivo configurado com a mesma escala de cor, possivelmente terá um resultado diferente quando impresso em papel couchê, papel sulfite, reciclado, com gramaturas maiores ou menores entre outros.
Essa variações são comuns, já previstas e fazem parte do processo gráfico de qualquer gráfica, uma vez que são variáveis incontroláveis.
Se ainda ficou alguma dúvida, chama no Whats! ;)
Lolly Designer
Design descomplicado
Comments